Histórico e epistemologia

Histórico e epistemologia

O Quinta Poesia nasceu em São Paulo, quando um funcionário do Instituto Paulo Freire (IPF), amante da poesia, começou a postar poemas na lista de e-mails interno do instituto. Anos depois, um movimento pela “humanização da esplanada dos ministérios” em Brasília, recuperou seu conceito como braço artístico para comunhão dos participantes do movimento. Nesse sentido, a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o pequeno grupo de participantes começou a trocar escritos às quintas feiras. O processo visava sacar os trabalhadores esplanados da aridez brasiliense iconizada na esplanada dos ministérios, para alguns momentos de leitura e reflexão.

Seja postando escritos próprios, seja postando escritos de terceiros ou somente lendo as postagens de outros participantes, o mote do movimento é proporcionar esses momentos únicos em meio ao emaranhado de afazeres profissionais.

Com a divulgação do “Quinta” em um jornal de circulação interna do MDS, muitas pessoas procuraram os participantes para aderirem ao movimento. Então, com esse crescimento, alguns integrantes sugeriram a criação de um e-group para facilitar a comunicação.

Hoje, o movimento conta com participantes de muitos estados brasileiros e até do exterior. Trocam-se toda a sorte de escritos clássicos, sufis, modernos, inéditos e revolucionários. Regionais, brasileiros, estrangeiros e tudo que possa motivar uma escapadela de alguns momentos das quintas feiras de labuta.

Nesse blog, convidamos o leitor a participar dessa escapada das quintas feiras e compartilhar conosco alguns dos escritos que tem sido trocados entre o grupo.

Por Renato Bock